sábado, 2 de julho de 2011

Cielo,Nicholas,Henrique,vinícios caem no antidoping-Globo.com

01/07/2011 14h22 - Atualizado em 02/07/2011 13h20

Cielo e mais três caem no antidoping, mas sofrem apenas advertência

Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked também foram flagrados por uso de furosemida; CBDA aceita justificativa, mas caso ainda vai à Fina

Por Alexandre Pussieldi, Danielle Rocha, Lívia Faria e Lydia Gismondi Rio de Janeiro



A menos de um mês do Mundial de Xangai, o maior nome da natação brasileira foi pego no antidoping. Cesar Cielo, campeão olímpico e mundial, teve resultado adverso para a substância proibida furosemida, geralmente encontrada em diuréticos, em um exame feito no Troféu Maria Lenk, em maio. Além dele, outros três nadadores também foram flagrados: Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa, o único dos quatro que não faz parte do projeto P.R.O. 16, idealizado por Cielo. Em painel realizado nesta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) levou em conta o "histórico dos atletas" e decidiu puni-los apenas com a perda dos resultados do Maria Lenk e uma advertência, alegando que eles explicaram como o diurético entrou no organismo e concluindo que não houve aumento de desempenho.
O caso foi encaminhado à Federação Internacional de Natação (Fina), que tem 20 dias para dizer se concorda ou se precisa de mais esclarecimentos para, então, analisar se vai aceitar ou rejeitar a decisão. Caso haja divergência, os atletas ou a Confederação podem levar a questão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). As provas de natação no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai, começam no dia 24.
Em nota oficial divulgada logo após a confirmação da CBDA, Cielo se disse um "atleta exemplar" e alegou que houve contaminação na manipulação de um suplemento alimentar à base de cafeína.
- Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. (...) Em nenhum momento fui imprudente ou negligente ou usei de imperícia. Não uso nenhum tipo de medicamento ou suplemento sem me certificar da segurança de sua utilização. Em qualquer lugar do mundo em que esteja, consulto sempre meu médico e meu pai, que é médico, sobre os componentes de todo medicamento ou suplemento antes de ingeri-los. Sou extremamente cuidadoso com isso e tenho a consciência tranquila de que não fiz nada para melhorar artificialmente meu desempenho - afirmou Cielo (leia a explicação completa).

O painel, presidido pelo Prof. Dr. Eduardo de Rose e também composto pela Dra. Sandra Soldan, Dr. Marcus Bernhoeft e o Dr. Cláudio Cardone, levou em conta o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação. De Rose admite que a avaliação também leva em conta as competições que os atletas têm no período da punição. Os quatro atletas declinaram do direito de realização da amostra B. Segundo comunicado da CBDA, os nadadores "definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição."
Um dos médicos da CBDA presentes no painel, Marcus Bernhoeft explicou que Cielo sempre informou o uso deste suplemento.
- Em toda a convocação para uma competição, a gente faz uma solicitação para informar o uso de suplementos. E está lá a cafeína (nas declarações de Cielo). Mas, nesse caso, a justificativa é que ela estava contaminada. Isso foi anexado ao processo, que foi encaminhado à Fina. E ela vai aceitar ou não - disse Bernhoeft.
Na manhã desta sexta-feira, Cielo e Nicholas Santos não foram ao treino, no Centro Olímpico do Ibirapuera, em São Paulo. Os atletas teriam alegado motivos pessoais pela ausência.
Doping Cielo furosemida (Foto: Arteesporte / GLOBOESPORTE.COM)

natação nicholas santos mundial de natação (Foto: Satiro Sodré / CBDA)Nicholas Santos, que treina com Cielo, também
teve resultado adverso (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Histórico de medalhas para o Brasil
No Troféu Maria Lenk, Cielo conquistou cinco ouros (50m livre, 50m borboleta e os revezamentos 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley) e uma prata (100m livre). Nicholas Santos garantiu três ouros (nas mesmas provas de revezamento que Cielo), uma prata (50m borboleta) e um bronze (50m livre). Henrique Barbosa levou um ouro (4x100m medley) e um bronze (200m peito). Vinícius Waked somou quatro bronzes (200m livre e os revezamentos 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley).
Cielo é o único campeão olímpico da natação brasileira. Nos Jogos de Pequim, em 2008, o agora atleta do Flamengo venceu nos 50m livre e ainda conquistou o bronze nos 100m livre. Além das duas provas, Cielo também tinha índice para os 50m borboleta no Mundial de Xangai.
Também atleta rubro-negro, Nicholas Santos tem três medalhas em Mundiais (bronze nos 50m livre e prata no revezamento 4x100m livre em Indianápolis, 2004, e bronze no 4 x 100m livre, em Dubai, em 2010); foi prata nos 50m borboleta no Pan-Pacífico de Irvine, em 2010, e semifinalista nos 50m livre nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.
Henrique Barbosa, amigo de Cielo e Nicholas, é outro destaque da equipe do Flamengo. Atleta olímpico e finalista mundial, Henrique é o atual recordista sul-americano dos 100m peito e 200m peito e do revezamento 4x100m medley. Desde o início do ano, o atleta mora e treina em Barcelona, na Espanha.
Formado em comércio exterior, Vinícius Waked ainda não tem conquistas expressivas nas piscinas em competições internacionais. Esta é a segunda vez que o nadador testa positivo no antidoping. Em fevereiro de 2010, o atleta do Minas foi suspenso por dois meses depois de ter tomado um remédio para dor de cabeça.
* Colaborou Renato Cury

Fonte: GE 
Nadar é Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário