domingo, 27 de fevereiro de 2011

A natação na Cultura e Mídia brasileira - Blog e Gabriel


 Assunto sugerido pelo Nadador Gabriel Nogueira , que mandou um texto pro blog ,e juntos editamos !
Muito bacana a iniciativa de Gabriel,de estar sugerindo um assunto, e ter  mandado  um texto de co- autoria, que juntamente com o blog foi feito algumas alterações e complementações ! Parabéns a sua iniciativa e mais propostas são bem vindas de TODOS que acompanhão o blog !
Atencisamente :NADAR É VIDA


Falar sobre como a natação é vista pela mídia e pela cultura brasileira,

Culturalmente falando o Brasil é conhecido Mundialmente, em termos de esporte, “sermos um dos melhores “no futebol “,rumo” ao hexa mundial ,nesse ponto o país tem-se o seu forte !Além disso temos o nosso rei Pelé, e mais craques que foram ganhando manchetes na mídia internacional ,pelo seu talento ! Culturalmente o futebol foi ganhando destaque, não só na mídia mais também por todos brasileiros! Digamos que todo “menino” queria,quer ser jogador de futebol!
No Brasil é mais fácil você um jogador de futebol que nunca ganhou uma grande competição e ganhar muito dinheiro e fama, do que ser um campeão olímpico de natação para ganhar o equivalente em dinheiro e fama. Não que os nadadores queiram ganhar milhões de reais por mês e serem astros muito famosos, mas a sociedade brasileira dá mais valor ao futebol que a natação, temos grandes nadadores no Brasil que não estão tendo o mérito que merecem passando despercebido pela mídia !
Grandes conquistas para o nosso país não pode passar despercebidas!
Somos nadadores e queremos que nosso esporte seja reconhecido, tenha seu valor , mas não  podemos negar o destaque para o futebol , mas digo: “fomos “ acostumados pela mídia ! Anos anteriores destaque da manchete de um jornal,Futebol ,futebol,futebol!
Deixemos bem claro: não que futebol seja um esporte qualquer, reconhecemos seus resultados , a importância de conquistas para nosso país ! OK?
Assim como futebol ajudou muitos “atletas“ de sua área a obterem patrocínio, motivarem mais atletas a seguir este esporte ,queremos que assim seja na “água”!
Grandes feitos de César Augusto Cielo Filho como nas Olimpíadas de 2008, foi um “marco“ pra natação brasileira, sua primeira medalha olímpica! Uau ,extremamente sensacional ! Muitos atletas contribuíram para esse efetivo sucesso, pode não ter sido por suas medalhas, mas pelos seus resultados! No ano seguinte tivemos a medalha de Poliana Okimoto, um feito pra natação (maratonas ) .Medalha novamente de César Cielo nos 50 e 100 livre! Em 2010 Ana marcela ,campeã mundial de maratonas aquáticas; e no sul-americano brasileiros quebrando recordes, sendo campeões ! É claro que existem inúmeros ,resultados positivos mas, somente esses foram divulgados pela mídia! E de se perceber que a natação evoluiu bastantes seja em resultados em atletas, e alem disso, o quanto vem motivando inúmeros atletas e iniciantes a prática da natação!
Mais segredo entre nós, quando pequenos a primeira coisa que falam: Coloca ele na natação, pra aprender a nadar, para crescer, para melhorar da asma” etc. “Somos acostumados a ouvir sempre nadar, natação, mas isso não se passou a ser acostumado por todos! Destaque a natação vem tendo, e culturalmente isso vem mudando, aliás, somos o país da Olimpíadas Rio 2016 =) .Em questões de Fama :
. César Ciello para ganhar a fama que tem hoje teve que ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas, Thiago Pereira teve que ganhar muitas medalhas do Pan, e mais todos os nadadores que tem talento indiscutível, mas o povo brasileiro não sabe quem é! E existem vários jogadores que nunca ganharam nenhuma copa do mundo ou Libertadores ou outro campeonato internacional e são considerados ídolos, enquanto temos nadadores ganhando campeonatos mundiais e mal se fala sobre isso.
De quem é a culpa de tudo isso? É do governo com os nossos políticos corruptos que não incentivam o esporte no país e por isso a população prefere o futebol, por poder ser jogado em quase todo lugar; da imprensa que prefere passar um jogo do campeonato sub-20 regional do que o campeonato de piscina curta de nível mundial.
O que queremos é INCENTIVO AO ESPORTE, Somos as Olimpíadas Rio 2016 ,Copa do Mundo 2014 ! Até quando vamos viver em um país que se tem pouco incentivo?
Nunca se esqueça o esporte muda a vida de nossas Crianças !
Texto de : BLOG NADAR É VIDA e  Gabriel Nogueira da Silva Dantas (Nadador federado no RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário